FUNDAÇÃO MARIA DA CONCEIÇÃO E HUMBERTO HORTA

A Fundação Maria da Conceição e Humberto Horta é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, de cariz religioso, cuja missão é dar continuidade à obra iniciada por Maria da Conceição Mendes Horta, que se uniu em matrimónio, em Abril de 1972, com Humberto Rodrigues Lopes Horta. Os dois, desde então, dedicaram-se em conjunto ao desenvolvimento e prosperidade desta obra de amor e solidariedade que se tornou conhecida por Santuário de Nossa Senhora das Graças e reconhecido como um dos vértices do triângulo místico, que se completa com Tomar e o Santuário de Fátima.

Maria da Conceição, conhecida por “Mãe Maria”, nasceu a 20 de Agosto de 1930 na Vila de Riachos e veio a falecer a 10 de Agosto de 2003, depois de dedicar a vida inteira, numa completa entrega de amor, à oração, ao apoio espiritual de quem a procurou e à edificação da obra social e religiosa que deixou no Santuário de Nossa Senhora das Graças, no Casal Garcia Mogo, actual sede administrativa da Fundação.

Humberto Horta nasceu a 14 de Julho de 1935 em Vila Nova da Barquinha e faleceu a 3 de Maio de 2008. Os corpos dos dois Fundadores descansam num mausoléu no interior da Catedral, templo que fizeram erguer no santuário como um espaço de oração para todos os que devotamente procuram recolhimento espiritual.

Esta Fundação situa-se na periferia da cidade de Torres Novas, perto da aldeia de Meia Via, rodeada por um espaço natural e aprazível, que inspira calma e serenidade a quem o habita e aos seus visitantes. Neste espaço, sob a orientação dos seus Fundadores, tem vindo a desenvolver-se, desde a década de 60 do passado século, a obra religiosa e social que ao longo dos tempos foi crescendo em dimensão e em serviços disponibilizados, principalmente aos mais desfavorecidos. Este desenvolvimento, é fruto de um trabalho árduo e persistente dos Fundadores com a cooperação de alguns religiosos e leigos que ao longo dos anos prestaram a sua colaboração, guiados pelo lema “ora e labora”.

Assim, no local, onde funciona actualmente a sede administrativa da Fundação, foi surgindo, para além da casa dos Fundadores, algumas residências para os mais directos colaboradores, um espaçoso mosteiro onde se recolhem os religiosos residentes, uma Catedral e duas igrejas, uma unidade de produção de queijo e um vasto espaço de terreno destinado à pecuária e agricultura, a cujos cuidados de produção e manutenção se dedicam os religiosos e civis da comunidade. Foram também construídas uma casa e uma escola destinadas às crianças acolhidas pela Fundação. Nestas instalações cresceram e formaram-se, ao longo dos anos, um grande número de crianças desprotegidas oriundas de várias partes do nosso país e das distantes Angola, Cabo-Verde e Guiné-Bissau. Perto da Catedral, foi construído um lar de apoio à terceira idade, onde residem trinta e nove idosos. Estes são alvo de apoio permanente por parte de uma equipa constituída por irmãs religiosas, auxiliares de acção directa e técnicos que se dedicam a promover a qualidade dos serviços prestados relativamente: à alimentação; aos cuidados de higiene dos idosos e das instalações; ao tratamento de roupa, ao conforto, à saúde e bem-estar dos idosos; ao convívio e às actividades lúdicas, culturais e comemorações festivas.

Ao longo de quatro décadas a obra foi sendo edificada e crescendo gradualmente, graças ao trabalho árduo e de entrega total e permanente dos seus Fundadores e de quem, ao longo do tempo, os quis ajudar, tanto de forma monetária como oferecendo os seus préstimos em trabalho dedicado com o intuito de fazer progredir esta obra exemplar. Em 1997 é finalmente constituída juridicamente a Fundação Maria da Conceição e Humberto Horta, Instituição Particular de Solidariedade Social e de Utilidade Pública sem fins lucrativos, que assumiu o nome dos seus Fundadores e tem o propósito de continuar a obra de acordo com os princípios e objectivos preconizados pelos mesmos.

Desde fevereiro de 2013, a Fundação tem mais um Lar Residencial para apoio à terceira idadede com arquitectura contemporânea, espaços amplos e agradáveis, com muita luminosidade e incerido num ambiente natural. Este tem capacidade para sessenta pessoas, tem instalações preparadas, de forma adequada, às necessidades da população sénior e pretende oferecer-lhe uma estadia confortável e aprazível, contando contribuir assim, para a melhoria da qualidade de vida desta faixa etária.

O Reverendíssimo Metropolita D. Estêvão I (de nome civil Fernando Mota Cerdeira da Costa) é actualmente o reitor do Santuário e primeira figura religiosa da Igreja Ortodoxa local. Este, em conjunto com Fernanda Pereira e Rita Carvalho procedem à administração do quotidiano da Fundação, sendo apoiados na dinâmica da mesma pelos restantes membros religiosos e civis da comunidade. Os três elementos formam o Concelho de Administração da Fundação Maria da Conceição e Humberto Horta sendo os determinados continuadores da obra de amor, fé e dedicação, que Maria da Conceição e seu esposo Humberto Horta legaram ao mundo.

Lar Maria da Conceição e Humberto Horta / Lar Sagrada Família

Casal Garcia Mogo 2350-298 Torres Novas